Evangelismo

16/07/2013 07:34

O que significa Evangelizar

 

Evangelizar é tarefa de todo cristão. É a oportunidade de compartilharmos com os nossos semelhantes, o grande amor de Deus (Jo 3.16). Evangelizar é verbo do substantivo “Evangelho” que, na língua grega significa “boas novas” (no grego euangelion). Evangelizar é anunciar o Evangelho do Reino de Deus. É anunciar a possibilidade de todo ser humano colocar-se debaixo do governo de Deus, através da vida, morte e ressurreição de Jesus.

 

Porque Evangelizar

 

Jesus afirmou em sua palavra que o evangelho deverá ser anunciado a todas as nações (Mc.16.15,16), ratificou que todos os homens pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm. 3.23) tendo por necessidade, arrepender-se de seus pecados para alcançar a restauração da glória de Deus em suas vidas (At. 2.38).

Para que o homem alcance o perdão pelos seus pecados, é necessário reconhecer Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador (Jd 25 ; Lc 2.11), pois somente através de Jesus o homem pode ser liberto do domínio do diabo ( Jo 8:31-32,36,42-44), sendo aceito como filho de Deus (Jo 1.12) recebendo assim o direito a vida eterna (Jo 5.24 ; 10.27,28).

Ser anunciador das boas novas da salvação de Cristo não é dever somente do pastor, presbítero, professor ou daquele que tem o cargo de “evangelista”; mais é um imperativo Divino a todo aquele que foi salvo e perdoado por Cristo mediante a sua morte na cruz (Mt. 28.19,20). Como igreja de Cristo, somos seus únicos representantes na terra (Jo 20.21) e Deus quer nos usar para alcançar outras pessoas para ele. Existe incontáveis “filhos da paz “ (Lc. 10.6) aguardando para serem “visitados” com a mensagem redentora de Jesus.

 

Requisitos para o evangelista


 

Considerando que o objetivo principal de quem se propõe a evangelizar, é anunciar as verdades contidas nas sagradas escrituras, o “evangelista” deverá preencher alguns requisitos para tal exercício:

  • Precisará ter experiência de salvação; Se o crente não tem convicção própria de que Jesus é o Salvador , como poderá comunicar aos outros?

  • Ler e estudar a Bíblia diariamente:- 'Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2 Tm 2.15). 'Então Filipe, abrindo sua boca, e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus' (At 8.35). É preciso que os crentes, que desejam ganhar almas para Cristo, estudem sistemática, metódica e perseverantemente a Bíblia. Aquilo que a eloqüência, o argumento e a persuasão humana não pode fazer, a Palavra de Deus o faz quando apresentada sob a unção do Espírito Santo

  • Ter ardente amor pelas almas perdidas:- O evangelismo na igreja primitiva era caracterizado pelo esforço constante dos crentes no cumprimento do 'Ide' de Jesus. Nem as proibições, nem as ameaças de morte, nem as prisões, puderam deter aqueles irmãos que inflamados pelo poder de Deus e pelo amor às almas perdidas, em nada tiveram suas vidas por preciosas contanto que pudessem cumprir com alegria a sublime missão que lhes fora dada pelo mestre. Constrangidos pelo amor de Cristo (2 Co 5.14), eles não podiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido (At 4.20). Se quisermos lograr êxito no evangelismo em nossos dias, a exemplo de nossos irmãos no início do cristianismo, devemos pedir ao Senhor que nos encha o coração de amor pelos perdidos.

  • Ter a vida santa, separada para Deus:- 'Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado'; 'Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão', (Sl 51.2, 13). Muitos crentes trabalham a toda força e não há frutos. Qual é a razão? O pecado é um impedimento à conversão de pecadores. Se estivermos em pecado, se não estivermos em comunhão com Deus, se estivermos nos descuidando da leitura diária da Bíblia e da oração, fatalmente teremos o coração de pedra e nosso trabalho não frutificará.

  • Ser cheio do Espírito Santo:- A ordem de Jesus à igreja em Mateus 28.20, para pregar o evangelho, está intimamente ligada à afirmação anterior: '...é-me dado todo o poder no céu e na terra', bem como na afirmação posterior: 'Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos'. Essa promessa foi cumprida na pessoa do Espírito Santo. A presença de Jesus com os discípulos foi trocada pela onipresença do Espírito Santo, que está em toda a parte. O apóstolo Pedro, fraco e tímido antes do Pentecostes, tornou-se coluna após o revestimento de poder. É o Espírito Santo que capacita o crente e dá direção para a obra de evangelização.

Métodos de evangelismo.

Não é possível definirmos uma metodologia única e eficaz, pois é necessário levarmos sempre em consideração a complexidade e diversidade de cada individuo a receptividade do individuo relação à mensagem do evangelho. Portanto o melhor método será aquele que o Espirito Santo revelar ao seu coração. (Atos 8.26-40 ; 17.15-23). No entanto existem muitos métodos já conhecidos e amplamente utilizados, como por exemplo:

  • A distribuição de folhetos; que nos permitem alcançar um grande número de pessoas, e tem um baixo investimento. No entanto dependendo do local e das circunstancias poucos param para receber o folheto e lhe conceder uma oportunidade de conversa.

  • A pesquisa; que nos permite conhecer com mais propriedade a pessoa e / ou região na qual iremos efetuar nosso trabalho. Este método apesar de exigir maior esforço, geralmente é muito eficaz, pois nos dá a condição de sermos mais objetivos. É necessário portanto que o entrevistador esteja com um crachá de identificação pessoal e de sua igreja, seja objetivo em suas perguntas, lembrando que a entrevista é apenas o primeiro passo deste processo de evangelização.

  • Evangelismo em Massa; tem como objetivo atingir uma comunidade ou bairro de uma maneira geral, deve-se porem haver um treinamento, para que haja sintonia nesse método de evangelismo onde cada um terá convicção de que todos estão no mesmo Espirito e ligados no mesmo objetivo, sempre saindo de dois em dois no mínimo, nunca sozinho e nunca adentrar a residência de alguém quando convidado sozinho sem a companhia de mais de uma pessoa, e sem a autorização do coordenador do evangelismo. Lembre-se que nesse método de evangelismo, estarão em território inimigo, por isso é necessário estar em constante oração e vigilância para que satanás não venha tentar envergonhar o povo de Deus.

  • Evangelismo de Amizade; é um dos métodos mais eficazes, pois todo mundo precisa de um “amigo”, e é natural fazer amizades, tendo como arma o amor de Deus, podemos portanto revelar este amor aos nosso vizinhos e colegas, outra vantagem é que nossos vizinhos e colegas podem ver a mensagem do amor e paz de Deus em nossas atitudes em varias situações do dia a dia. Você se torna um exemplo vivo de Jesus e isso pode contribuir para que haja a curiosidade e o conhecimento de Deus, levando a pessoa a Ter uma conversão genuína e posteriormente um comprometimento com a igreja de Jesus Cristo.

Os cuidados na evangelização.

Precisamos em todo processo de evangelização nos preocuparmos com o nossa vida espiritual, afinal só poderemos oferecer Jesus ao próximo se tivermos Ele ao nosso lado. Portanto segue alguns cuidados que devemos ter.

  • Não dar mal testemunho anunciando Jesus na hora em que está trabalhando, negligenciando as suas obrigações.

  • Não negligenciar o lar (esposa e filhos) . Muitos acham que devem passar horas na rua evangelizando e negligenciam o seu lar.

  • Não distorcer ou baratear o evangelho, levando as pessoas a conhecerem uma graça barata que não lhes custa nada, ao passo que Jesus foi duro enfatizando o preço de segui-lo (Lc 14.27 ; Mt 16.24)

  • Não menosprezar outros aspectos da vida cristã, tais como; ensino / aprendizagem da palavra de Deus no seu todo; bem estar dos menos favorecidos no corpo de Cristo e na sociedade (Mt. 25.31-46 ; Tg 2.14-26)

  • Ter muito cuidado quando da evangelização de uma pessoa do sexo oposto, evitando a imprudência de contatos frequentes, pois na ânsia de evangelizá-las poderá criar graves problemas.

Aprendendo com Jesus como evangelizar.

Leia agora em sua Bíblia o texto de João 4.1-30 e acompanhe os passos do nosso amoroso Salvador evangelizando a mulher samaritana:

  • Jesus aproveitou a oportunidade - embora cansado e faminto, pregou. Ele teve amor e espírito de sacrifício, tudo por uma alma perdida.

  • Ele esperou o momento de estar a sós com a mulher.

  • Ele não se importou com os preconceitos raciais, sociais ou religiosos.

  • Entrou logo no assunto da necessidade espiritual da mulher.

  • Não se afastou do assunto da salvação e nem se desviou do seu objetivo.

  • Jesus fez a samaritana entender que era uma pecadora.

  • Não atacou seus defeitos nem a condenou.

  • Jesus demonstrou compaixão e interesse na vida da mulher.

 

 

 

 

 

 

Elaboração:

Presbítero Anderson Cleiton de Azevedo

OBPC – Birigui

Email. azevedo.bg@hotmail.com

Blog. www.andersonazevedo.blogspot.com

 

 

 

 

Bibliografia

 

Pb. José Carlos Delmonds - Manual de Orientação a Presbíteros e Evangelistas –– Convenção das igreja Evangélicas Pentecostais o Brasil para Cristo no Estado de São Paulo – Revisão CMN - Comissão Ministerial e de Ética

 

David E. Prince – Revista fé para hoje – numero 12, ano 2001

 

Pastor Albert Silva – Projeto de Missões Solo Fértil – 1° módulo evangelismo e missões – Secretaria Regional de Missões – Missão Desafio.

 

Pastor Cristiano Domingues – Estudo sobre evangelismo –www.evangelizacaopessoal.com/comoevangelizar.html

 

Bíblia de Estudo Pentecostal - Almeida Revista e Corrigida – CPAD Casa Publicadora das Assembleias de Deus.